guro de responsabilidade civil: você sabe como funciona?
É o pesadelo de qualquer empresa. As coisas estão indo bem e o dia está tranquilo quando, de repente, acontece um acidente e alguém se machuca. Para piorar, a pessoa entra na justiça com um processo. É aqui que o seguro de responsabilidade civil salva inúmeros negócios e profissionais, garantindo cobertura em indenizações e custos relacionados ao caso.
Contudo, nem todos os profissionais conhecem e utilizam esse seguro. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre ele e explicar abaixo suas principais características, confira:
O que é o seguro de responsabilidade civil?
O seguro de responsabilidade civil (RC) é a cobertura segurada de perdas resultantes em danos corporais e materiais causadas a terceiros, desde que sejam danos involuntários e acidentais.
Esses danos podem ser, por exemplo, acidentes com máquinas pesadas no local de trabalho, em que ocorrem ferimentos em trabalhadores ou terceiros, além de dano material ao equipamento ou estrutura.
O seguro de responsabilidade civil garante reembolso das quantias responsabilizadas às empresas seguradas após sentença judicial transitada em julgado ou em acordos escritos autorizados pela seguradora.
Existem duas ideias básicas que excluem o direito ao seguro de RC e que definem o significado de ato ilícito causando prejuízo a terceiros, são elas:
- Ação ou omissão praticada por quem age com culpa. Envolve dolo. A culpa vem da negligência, imprudência ou imperícia. Ocorre de má-fé.
- Abuso de direito exercido por quem ultrapassa os limites permitidos.
O artigo 927 do Código Civil Brasileiro obriga o indivíduo ou empresa responsável por ato ilícito a reparar o dano causado mediante indenização.
Considerando que nenhuma pessoa está isenta de causar acidentes, o princípio de responsabilidade civil se aplica a todos. É por isso, então, que um seguro cobrindo RC se faz fundamental em atividades arriscadas.